O que não falta em Salvador são lugares para conhecer. O novo e o antigo estão em harmonia na cidade e proporcionam ao turista um verdadeiro leque de opções. Como grande parte dos pontos turísticos ficam próximos ao mar, além do belo visual, você pode aproveitar para desfrutar do pôr do sol ao fim do dia.

Quem gosta de história não pode deixar de começar um roteiro na cidade visitando o
Pelourinho. Ele é um centro da cultura africana no Brasil, cheio de museus, lojas de artesanato e construções históricas. É um lugar para ir durante o dia e com pique para andar, porque carros não são permitidos.

Se prefere desfrutar da beleza natural da cidade, escolha um dia ensolarado e vá ao
Farol da Barra. Atualmente é permitido subir até o farol do forte, para uma visão ainda mais bonita da cidade de Salvador. Tirar algumas fotos lá é obrigatório e, se você estiver no pique, pode esticar o passeio para a praia, que fica ali pertinho.

      Elevador Lacerda

Para os soteropolitanos (nascidos em Salvador), o Elevador Lacerda é apenas um meio para atravessar a distância entre a cidade baixa e o Centro Histórico.

Para os turistas, é um lugar muito atrativo. Não deixe de tirar uma foto do local, especialmente com o fundo para a Baía de Todos os Santos - é lindíssimo.

E a vista do por do sol na Baía de Todos os Santos é espetacular!

 

        Farol da Barra

Visitar o Farol da Barra é uma visita "3 em 1". De uma só vez, você conhece o Forte de Santo Antônio da Barra (onde fica o Farol) e também o Museu Náutico da Bahia. O forte foi o primeiro a ser edificado no país, em 1534, e a novidade é que, desde maio, foi reaberta a visita ao farol, de 22m de altura.                                                               Subindo 82 degraus, você pode ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos os Santos, de cima do farol. A visita ainda permite conhecer a exposição com temática marítima, que conta um pouco da história do Brasil a partir do mar. O forte possui um café para lanches e uma lojinha de lembranças. Leve sua máquina e aproveite o passeio, que, com certeza, renderá boas fotos.



      Mercado Modelo

Depois de descer à cidade baixa pelo Elevador Lacerda, siga o caminho até o Mercado Modelo.

Ele é uma ótima opção para quem quer fazer compras e levar lembranças de Salvador para parentes e amigos.

O ponto já é tradicional para quem não pode sair da cidade sem fazer algumas comprinhas.

 

       Morro do Cristo

O morro do Cristo fica próximo à praia da Barra e guarda uma pequena estátua de Cristo.

A atração fica por conta do visual do lugar, que é lindíssimo.

Muitos aproveitam para pegar sol ou ficar apenas descansando, sentindo o ventinho fresco que vem do mar. É a melhor vista que se tem do Farol da Barra.

 

           Pelourinho

É o coração da Bahia e o centro da cultura africana no Brasil. Visitar Salvador e não visitar o Pelourinho é imperdoável! O lugar é cheio de casarões coloridos, lojas e restaurantes; também há muitas praças, onde ocorrem shows. Carros não entram nessa parte da cidade e só é possível circular a pé - na verdade, é bem melhor assim.
Não deixe de registrar em muitas fotos as casas coloridas, com as mais diversas atividades. Lojinhas de artesanato são inúmeras na região. Observe também o movimento das pessoas e, se você der sorte, pode encontrar grupos com seus instrumentos improvisando algumas músicas por lá.

 

 

Solar do Unhão & MAM

O Solar do Unhão faz parte de um conjunto arquitetônico na orla de Salvador que organiza apresentações de jazz, possui um restaurante com ótima vista e sempre tem uma exposição artística diferente em suas salas. Ao lado, no mesmo complexo, fica o Museu de Arte Moderna, com exposição ao ar livre - um prato cheio para os amantes das artes.

O lugar tem um café aconchegante, com uma vista muito bonita para o mar; aos sábados, a partir das 18h, acontece o Jazz no MAM.