O PORTAL DE SALVADOR agradece a sua visita. Aqui você encontrará diversas informações sobre Salvador/Bahia. A história da cidade, a culinária, fotos antigas e atuais, pontos turísticos, praias e muito mais! Boa navegação!
   




 

                                                                                                                                    

 

 
                         Salvador / Bahia / Brasil,
 
 

Quem assistiu pela televisão as imagens do Mercado Modelo sendo destruído pelo fogo, no grande acidente de 1983, até hoje se emociona. Apenas a estrutura ficou de pé. Parecia que o imponente prédio, construído em 1861 para abrigar a terceira alfândega de Salvador, nunca mais serviria de cenário para tantas histórias da Bahia. Mas esse foi, na verdade, o segundo incêndio da história dos comerciantes do Mercado Modelo: treze anos antes, em 1969, o prédio original do mercado, que funcionava ao lado da Rua Chile, foi destruído, sendo esta a causa da mudança para a Praça Cayru, em 1971.

Depois da reforma, o Mercado Modelo voltou a funcionar ainda mais imponente, no local funcionam 262 boxes, em dois andares.  Existem ainda dois restaurantes, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro, que curiosamente ocupam o mesmo espaço no andar superior. Já no térreo, estão bares mais simples, com bebidas típicas e tira-gosto. No mercado podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato baiano, desde peças de cerâmica, madeira, renda, palha, até jóias com pedras semi-preciosas, prata, couro. E, claro, figas, patuás, balangandãs típicos da Bahia.

O Mercado Modelo parece ser o cenário ideal para uma roda de capoeira, o colorido do artesanato, o mar ao fundo e o som do berimbau fazem parar o olhar de turistas e pessoas que transitam pelo Comércio. Todos ficam hipnotizados pela música e o gingado dos capoeiristas.                                       

As rodas de capoeira já fazem parte da paisagem e algumas cantigas fazem alusão ao mais famoso mercado da Bahia.

Mesmo quem nunca veio a Salvador conhece o Mercado Modelo, pelo menos de nome. Muitos ainda conhecem a imagem de cartão postal do belo prédio amarelo. Parada obrigatória para quem visita a capital baiana, o local é um dos cinco pontos turísticos mais visitados de Salvador. A rampa, que serve de ponto de venda de peixes, é citada em pelo menos três livros de Jorge Amado: Mar Morto (1936), Morte de Quincas Berro Dágua (1961) e O Sumiço da Santa (1988). O espaço funciona todos os dias da semana das 9h às 19h. Aos domingos e feriados, o fechamento é mais cedo, às 14h.

 

 
Design by Portal de Salvador - Copyright 2002-2007 - Direitos Reservados