O Recôncavo Baiano, uma bela região, situada em torno da Baia de Todos os Santos, repleta de histórias e belezas naturais. Castro Alves é a terra natal do poeta, voltou-se para o turismo rural e mantém suas características econômicas: agricultura de amendoim e abacate e pecuária com criação de ovinos e eqüinos. Santo Amaro da Purificação, terra de celebridades da MPB (Caetano, Maria Bethânia) tem história, cultura e mantém suas características econômicas com agricultura de cana-de-açúcar e banana. Candeias é industrial, mas produz cana-de-açúcar, bovinos e eqüinos.

CASTRO ALVES:

A cidade recebeu o nome de Castro Alves em 1900, em homenagem ao Poeta dos Escravos, nascido na então Fazenda Curralinho. Outro castroalvense ilustre foi o General Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, Chanceler, herói da Guerra do Paraguai, Ministro da Guerra, e da Viação e Obras Públicas. As raízes do poeta Castro Alves, certamente tiveram forte influência sobre a cidade que carrega seu nome e se destaca por revelar diversos talentos na área cultural, como artistas plásticos, escritores, radialistas, grupos e bandas musicais, grupos de dança, filarmônicas etc... Entre as bandas que nasceram na cidade e que encontram-se em atividade, merece destaque especial a Banda Oliveira. A banda fundada na década de 60 é considerada uma das melhores bandas baile do Brasil e por ela já passaram nomes como Luiz Caldas.

Entre seus patrimônios naturais, destaque para Bica do Padre, um sistema fornecedor de água potável, utilizado para abastecer parte da população. Outra atração é a Serra da Jibóia, ponto mais alto do Vale do Jiquiriçá, com 786 m de altitude, que possui rampa natural utilizada para decolagem de vôo livre (Asa Delta e Parapente). De lá, tem-se uma vista deslumbrante de toda a região. Na vila de Pedra Branca, município vizinho de Santa Terezinha, que fica no pé da serra, pode-se comprar vinho de fabricação artesanal e boa qualidade.Outro destaque é a Filarmônica Lyra Popular. Fundada em 1894, ela foi revitalizada e é um importante instrumento cultural e social, especialmente para as crianças e jovens do município, que têm a oportunidade de aprender cultura, música e cidadania. O repórter "Zé Bim" é um dos castroalvenses, que tornou-se famoso primeiramente no rádio, como repórter esportivo e posteriormente conquistou grande destaque em programas da televisão baiana.

SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO:

Situado na zona central do Recôncavo distante de Salvador 72 km, área de 446 m e população de 54.147 habitantes.
Habitada pelos índios Abatiras. Os primeiros colonos chegaram no ano de 1557 e foi povoada à 16 de janeiro de 1559.
Santo Amaro capital do recôncavo, Princesa dos Canaviais verdejantes, a fertilidade de suas terras de massapê tornaram-na habitat natural da cana-de-açúcar. No dia 24 de janeiro ao 1º domingo de fevereiro marcam nossa religiosidade e a alegria profana da Lavagem de Santo Amaro que ocorre no último domingo de janeiro. O Museu do Recolhimento dos Humildes possui acervo de mais 400 peças sacras e raras.

Com a emancipação de diversos distritos, em 1993 Santo Amaro adquire a configuração administrativa que se mantém até os dias atuais, com apenas três distritos: Santo Amaro (sede), Acupe e Campinhos. Desde o século XVI até o século XX, a economia da cidade girou em torno da cana-de-açúcar. Atualmente, porém, novos cultivos começam a ser introduzidos, como dendê, cacau e bambu. A cidade é famosa nacionalmente por ter sido o local de nascimento do cantor Caetano Veloso e de sua irmã, a também cantora Maria Bethânia. Em 25 de dezembro de 2012, a cidade perdeu uma de suas filhas, mais ilustres: aos 105 anos, morreu Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, figura representativa da cidade.

CANDEIAS:

Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias. É também conhecida como a capital brasileira do Arrocha. O Arrocha é um gênero musical e dança brasileira originário da Bahia. Ele veio proveniente da seresta, influenciado pela música brega e o estilo romântico, com modificações que o tornaram, segundo seus adeptos, mais sensuais e eufóricos com influencias do axé e do forró. O arrocha pode ser romântico (brega) ou agitado (forró), podendo ser dançado junto com pares (forró e brega) ou sozinho (axé). É um estilo musical originário da Bahia, nasceu na cidade de Candeias em 2001. Não é necessário ser tocado por uma banda completa, normalmente são usados: um teclado arranjador, um saxofone, uma guitarra.

Seu principal representante é Agenor Apolinário dos Santos Neto , mais conhecido pelo nome artístico Pablo do Arrocha ou simplesmente Pablo, é um cantor e compositor brasileiro, sendo um dos precursores do ritmo arrocha. Suas músicas são conhecidas como um "brega moderno", por seu ritmo calmo e batidas típicas de brega, ou mesmo arrocha. Ele foi vocalista da banda Asas Livres e também da banda Grupo Arrocha, depois do sucesso em Asas Livres, Pablo saiu da banda junto com seu parceiro de vocal Nelsinho para formar o Grupo Arrocha e gravaram 4 CDs e um DVD, em seguida Nelsinho se despede do Grupo Arrocha, Pablo continua no grupo e modifica o nome do grupo para Pablo & Grupo Arrocha dando destaque ao seu nome.

CACHOEIRA:

Cidade de muitas tradições, culinária típica, artesanato, folclore variado e uma rica história guerreira. Conheça Cachoeira e prove do sabor de uma época que ainda vive pelas ruas, becos, sobrados, igrejas e museus. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador.

É uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heroica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil7 ) a partir do Decreto 68 045, de 13 de Janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

O apogeu da cidade foi durante os séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento de grande parte da produção agrícola do Recôncavo Baiano, principalmente açúcar e fumo, produtos até hoje produzidos no município, em virtude do clima e solo propícios da região. No início do século XX, porém, a economia da cidade entrou em declínio, somente se recuperando no final do século, quando novas empresas se instalaram na região. A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades em Cachoeira durante o período escravista é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira.



CRUZ DAS ALMAS
:

Situada na micro-região do Recôncavo baiano à margem da BR-101, vê-se de longe o azular do horizonte, os perfis das serras da Capioba e do Aporá. Seu clima é relativamente ameno e saudável. Seu nome originariamente revestido do misto, mito e realidade, tem a sua história contada de duas formas, ambas de singular beleza, representativas e reminiscências de forte passado cheio de doces recordações que fazem pulsar em ritmo mais forte e acelerado o coração dos que amam.

A economia da cidade é voltada em torno da agricultura,com destaque para plantações de:fumo,laranja,limão tahiti e mandioca. O município possui várias indústrias e distribuidoras nacionais que exportam seus produtos para vários países. A cidade é conhecida por ser apelidada de "Capital do Fumo" por ser a maior produtora de tabaco da Bahia e possuir muitas indústrias voltadas para a cultura do fumo. A cidade é uma das maiores exportadoras de fumo da América Latina,distribuindo mais de 1000 toneladas de fumo por ano a países de todo o mundo. Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João e a perigosa porém bela guerra de "espadas". A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas é a verdadeira expressão cultural do seu povo, entretanto, desde 2012, o Ministério Público da Bahia criminalizou a queima de espadas no município, alegando que a prática desta "brincadeira" traz prejuízos as casas,e edifícios públicos durante o período junino. O São João de Cruz das Almas é um dos maiores do Brasil,nesta época a cidade chega a receber mais que o dobro de sua população ficando até com mais de 150 mil habitantes.

ITAMARAJU:

Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do "Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado por Pedro Álvares Cabral. Itamaraju faz partes das famosas "Serras Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil.

Com costumes típicos de municípios interioranos, Itamaraju tem sua renda direta gerada principalmente pelo setor agrícola e possui um dos maiores rebanhos bovinos da Bahia. O município é um dos maiores produtores de café no estado e tem na Cafénorte a principal empresa responsável por este cultivo, empresa esta a maior produtora mundial da variedade Conilon (Robusta).

No Centro da cidade, encontram-se algumas praças, como a Praça 2 de Julho e a Praça Castelo Branco, além da rua dos trailers, onde existem várias barraquinhas que vendem lanches todos os dias da semana. Para o lazer, Itamaraju tem Espaço de Eventos Armazém F, o clube do Arvo, Territorio (maior da cidade), Bnb, onde conta com quadras de tenis, piscinas, campos de futebol. A doze quilômetros da cidade, fica uma pequena vila chamada Guarani, pertencente ao município de Prado. Muitas pessoas que lá residem frequentam a cidade de Itamaraju durante o dia, principalmente estudantes.